6ª Taça Caipira começa neste 5ª feira com lotação máxima e jogadores de cinco estados

6ª Taça Caipira começa neste 5ª feira com lotação máxima e jogadores de cinco estados

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon3 min read

Aberto ABGS do Interior Paulista se confirma como um dos mais prestigiados do calendário

A Taça Caipira – 6ª Aberto ABGS do Interior do Estado de São Paulo 2025, que começa nesta quinta-feira, 17 de julho, no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, e termina na sexta-feira, 18, no Damha Golf Club, em São Carlos, repete o sucesso dos anos anteriores, com campo lotado e importante participação de golfistas de outros estados.

O torneio que vale para o ranking nacional da ABGS e para os rankings scratch sênior e pré-sênior, da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), reúne 76 jogadores de 28 clubes de cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Minas Gerais. A boa novidade deste ano é a presença de 25 jogadores representando nove clubes de estados visitantes, com destaque para Goiás, com 10 jogadores; Rio de Janeiro, com 7; e Paraná, com 6.

As maiores delegações são do Goiânia, Ipê e São Paulo Golf Club, com sete jogadores cada. A seguir vêm o Damha e os diretamente filiados à Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), com cinco inscritos. Destaque ainda para duas novidades entre os clubes presentes: o Cerrado Golf Club, de Rio Verde, em Goiás, que inscreveu três jogadores, e o Colinas Golf Residence, de Cascavel, no Paraná, com dois.

Todos os Campeões – A Taça Caipira teve apenas três campeões até hoje. Douglas Black, do Sapezal, foi o primeiro campeão, ao vencer a edição inaugural, em março de 2020, no Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto, e no Ipê, dias antes da decretação da pandemia, e voltou a ser campeão em 2024, quando o torneio foi jogado em três campos: Quinta do Golfe, Ipê e Ribeirão.

Outro bicampeão da Taça Caipira é Paul O’Doherty, do São Paulo, que venceu em 2022 e 2023, ambos jogados no Ipê e no Damha, sendo que no segundo título a volta final foi cancelada por causa de um temporal. Mario Ghisalberti (1966-2024), do Japy, ganhou em 2021, no Damha e no Ipê, em torneio adiado de março para setembro, por causa da pandemia.

Destaques – Paul volta a campo este ano em busca de um inédito tricampeonato e de seu quinto pódio, uma vez que ele foi vice-campeão em 2020, ano em que vinha empatado em primeiro até Douglas embocar um birdie de 12 metros no 18 para vencer por uma; e voltou a ser vice em 2021, quando liderava por quatro tacadas até bater dois drives fora de campo no penúltimo buraco e perder para Ghisalberti.

Sem Douglas, que não pode participar, seus principais adversários prometem ser Michel Thó, de Goiânia; Caio Najm, do São Paulo; Marcos Semensato, de Bauru; Carlos Martins, do Cerrado; Cleiton Silva, do Quinta do Golfe; Alberto Marques, o Mano, da Associação Esportiva São José; e Frank Wisbrun, do São Paulo, todos também fortes candidatos aos troféus da categoria com até 14 de handicap índex.

Saídas – Nesta quinta-feira, no Ipê, as saídas serão sequenciais, pelos tees dos buracos 1 e 10, de 8h30 a 9h51. Mas a volta final, no Damha, será jogada com saídas simultâneas, às 8h30, para que todos terminem juntos para o almoço de confraternização e entrega de prêmios.

Veja os horários de saída da 1ª rodada, no Ipê

Share this article