Torneio ABGS da Baroneza: Glen Boggini, do São Paulo, vence o primeiro torneio do ano

Torneio ABGS da Baroneza: Glen Boggini, do São Paulo, vence o primeiro torneio do ano

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon6 min read

Glen Boggini recebe de Grego o troféu de campeão da etapa. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Título definido no desempate contra Alessandro Vasarhelyi. Gávea lidera o Interclubes

O americano Glen Boggini, que passa metade do ano no Brasil, onde defende o São Paulo Golf Club, foi o campeão do 4º Torneio ABGS do Quinta da Baroneza Golfe Clube. A competição abriu a temporada da Associação Brasileira de Golfe Sênior nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, em Bragança Paulista (SP).

Glen somou 77 tacadas (cinco acima do par), mesmo total de Alessandro Vasarhelyi, do Clube de Campo, estreante na categoria sênior. Vasarhelyi terminou em segundo lugar na geral (nos critérios de desempate), mas foi campeão net na categoria com handicap index até 10.

Veja dezenas de fotos da premiação
Aguarde, neste mesmo link, o álbum de fotos completo

Glen, campeão latino-americano pela ABGS em junho de 2025, terminou a temporada passada com os títulos dos torneios ABGS do Rio Pardo (em outubro) e da Bahia, em Trancoso (em novembro). Seu título na Baroneza — garantido com seu segundo birdie do dia, no buraco 17, para superar Vasarhelyi, que vencia por duas tacadas até o 16 e fez bogey no 18, foi conseguido pela soma dos seis buracos finais. Glen agora vai disputar mais três torneios no Brasil: Guariroba (12/03), RS (26 e 27/03) e AE São José (09/04). Depois, defenderá o título no Latino-Americano, em Buenos Aires (19 a 25/04), antes de retornar ao hemisfério norte.

Vasarhelyi já havia jogado na ABGS como pré-sênior, mas se afastou por três anos. Retornou em 2026, agora com 56 anos, na categoria sênior, e logo conquistou seu primeiro troféu: campeão net (com 75 tacadas) na categoria handicap index até 10. Valdir Dezan, do Fazenda da Grama, terceiro colocado na scratch (79 tacadas), foi o vice-campeão net, com 77. Douglas Black, da Guariroba, um dos favoritos ao título, abriu o dia com bola fora e triplo bogey no 1º buraco e não se recuperou mais, terminando em quarto lugar, com 82 tacadas, seguido por Otávio Lima, de Bastos, e Aberto Marques Filho (o Mano), de São José, ambos com 85.

Mais premiados

Na categoria de 10,1 a 17 de handicap index, o campeão gross foi Antonio Luiz Lang, do São Paulo Futebol Clube, com 84 tacadas. O pódio net teve como campeão Delpho Pelosini, filiado diretamente à Federação Paulista de Golfe, que somou 74 tacadas — com direito à melhor jogada do dia: um eagle-2, de longe, no buraco 17 (par 4), depois de bater drive para o green. Otávio Mizikami, do Clube de Golfe de Campinas, foi o vice-campeão nos critérios de desempate, também com 74 tacadas, seguido por André Simão, do Damha, com 76.

Na categoria de 17,1 a 24, o campeão gross foi Humberto Monte Neto, do Arujá, com 91 tacadas. O pódio net teve Fabien Dupret, do Imperial, campeão com 77 tacadas, seguido por João Canato, do Sapezal, que somou 78 e levou o troféu de vice no desempate com Carlos Amagai, de São José, que também fez 78.

Na categoria 24,1 a 32, o título gross foi para Geraldo Minoru Martins, do Lago Azul, com 95 tacadas. Os prêmios net foram para Sergio Suguri, de Goiânia, com 77 tacadas (campeão), e Patrick Goffaux, da Baroneza (vice-campeão, mesmo total). Osmar da Costa Sobrinho, do Clube de Campo e ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe, ficou em terceiro, com 80.

Categorias por idade (net)

55 a 59 anos: José Góes, do Imperial, com 79 tacadas

60 a 65 anos: Pablo Rosendo Gonzalez, da AAG, com 78

66 a 70 anos: Jair Carmona, do Riacho Grande, com 78

71 a 75 anos: Riuji Kiyohara, do Riacho Grande, com 79

76 anos ou mais: José Neves, de Goiânia, com 80

Pré-sêniores (40 a 54 anos)

O título gross foi para Felix Zamudio, do Gávea, com 82 tacadas. No net, Edvaldo Aurelio Salvador, do Clube de Golfe de Campinas, somou 79 tacadas e venceu nos critérios de desempate com Luciano Powalowski, de São José.

Feminino e convidados

O Gávea levou também o título feminino gross com Ioma de Carvalho, com 84 tacadas. Os prêmios net femininos foram para Dayane Dezan, do Fazenda da Grama (campeã, 77 tacadas), e Mary Iguchi, de São José (vice, 78).

Na categoria net para convidados (oito jogadores, seis deles com handicap até 10), Flávio Maschietto, do São Paulo e presidente da FPGolfe, foi o campeão com 74 tacadas.

Interclubes ABGS

A disputa pelo título de campeão do Interclubes ABGS começou animada, com jogadores de 30 clubes de cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. A Associação Esportiva São José teve a maior delegação (11 golfistas), seguida pela Baroneza (8), Fazenda da Grama (6), São Paulo Golf Club (5) e, com 4 cada: Clube de Campo de São Paulo, Damha, São Paulo Futebol Clube Golfe, Riacho Grande e Imperial.

Apesar da superioridade numérica paulista, o Gávea Golf lidera com 20 pontos, graças às vitórias de Felix Zamudio (gross pré-sênior) e Ioma de Carvalho (gross feminino). Fazenda da Grama e Clube de Golfe de Campinas vêm em seguida, com 18 pontos cada, enquanto Clube de Campo e Associação Esportiva São José dividem o quarto lugar, com 16.

Premiação

Emiliano Saran Azevedo, diretor Financeiro da ABGS, conduziu a entrega de prêmios. A mesa foi composta ainda por Constantino Ajimasto Jr. (o Grego), presidente da entidade; Fernando Braga, vice-presidente Técnico; Claudia Celli, diretora do Feminino; e Flávio Maschietto, presidente da Federação Paulista de Golfe, entidade parceira da ABGS. As categorias sênior e pré-sênior gross disputadas em clubes filiados à FPGolfe contam pontos para o ranking paulista.

Houve agradecimento especial à diretoria e aos associados do Quinta da Baroneza, representados pelo gerente de golfe Miguel Palhota, pela calorosa acolhida, pela qualidade técnica, manutenção exemplar e beleza do percurso, além dos serviços na sede — com café da manhã e almoço elogiados por todos.

Resultados

Share this article