ABGS divulga novo regulamento e altera forma de premiação dos torneios e a pontuação para o Ranking Nacional

ABGS divulga novo regulamento e altera forma de premiação dos torneios e a pontuação para o Ranking Nacional

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon2 min read

Novidades entram em vigor já a partir do Torneio ABGS do DF, esta semana. Entenda as mudanças!

 

No intuito de aprimorar cada vez mais suas competições, a ABGS anunciou novas e importantes mudanças para a temporada de 2025, incluindo a quantidade de categorias em disputa, a forma de premiação e a contagem de pontos para o Ranking Nacional da entidade. Algumas dessas alterações levam em conta a frequência dos golfistas por categoria, tornando mais justa a distribuição de troféus.

Categorias – Para toda a temporada de 2025, as categorias seniores (55 anos em diante) não sofreram alterações, permanecendo com as quatro faixas de handicap índex já adotadas em 2024 com sucesso. Mas as categorias pré-seniores (40 a 54 anos) e feminina passam a ser disputadas em categoria única.

Premiações – Outra novidade é a mudança nos critérios de premiação de cada categoria. Em todas as categorias passam a ser premiados o campeão gross dentro da categoria, e até os três melhores resultados net, dependendo do número de participantes no grupo. Com isso, não haverá mais disputas stableford. Todos os jogos serão nas modalidade stroke play, sendo que a sênior até 14 continua jogando gross e todas as demais categorias seniores na modalidade de double par. Nas categorias por idade serão premiados os melhores net de cada faixa etária.

Ranking – Houve ajustes ainda na quantidade de torneios válidos para todas as categorias do Ranking Nacional ABGS, considerando os torneios de um dia, dois dias ou três dias. O Brasileiro Sênior, único torneio de três dias do calendário de 2025, vale sempre, com os golfistas podendo pontuar ainda em mais 9 dos 14 torneios do ano, sendo pelo menos 2 eventos de um dia e sete de dois dias. A pontuação não sofreu mudanças em relação ao ano anterior. Haverá 1 ponto por presença pro dias de jogo.

Critérios de Desempate
1º         pontos do aberto brasileiro sênior
2º         Soma dos pontos dos torneios de 2 dias
3º         Soma dos pontos dos torneios de 1 dia
4º         Maior handicap index

Sul-Americano 2025 – A montagem da equipe brasileira para o Sul-Americano 2025, no Rio de Janeiro, terá como critérios:
1) frequência nas edições anteriores do Sul-Americano Sênior
2) Classificação no Ranking Nacional ABGS em 30 de julho de 2025

Share this article