Brasil foi o vice-campeão net por equipes, só perdendo para o time comandado por Nigel Mansell

A delegação brasileira, composta por 16 jogadores da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior), conquistou três vice-campeonatos na fase de Stroke Play dos 62º World Senior Golf Championships, que começaram a ser disputados no último fim de semana, dias 23 e 24 de agosto, no Omni Interlocken Resort & Spa, em Broomfield, perto de Denver, no Colorado, nos EUA. Os Mundiais Sênior prosseguem de terça a sexta-feira desta semana, 26 a 29 de agosto, com a disputa de sete chaves de match play, com até 16 jogadores cada.
O destaque da primeira etapa foi a conquista do vice-campeonato net por equipes, com o Brasil jogando com Silvio Cecin, o capitão do time, ao lado de Enrico Simonetti, Maurício Ferreira, Valter Tonini e Renato Almeida. O Brasil somou 463 tacadas, considerados os três melhores resultados de cada um dos dois dias, só perdendo para o time de Jersey, comandado pelo ex-piloto Nigel Mansell, campeão mundial de F1 em 1992 e ganhador de 31 GPs, que somou 449. O time dos EUA terminou em terceiro, com 464, uma tacada atrás do Brasil.
Mais troféus – Na competição gross por equipes, o Brasil terminou em quinto lugar com o time que tinha Douglas Black, o Doug, como capitão do time, jogando ao lado de Giovani Christofaro, Luis A. P. Almeida (Neni), Franck Henouda e Rogério Ferneda. Eles somaram 478 tacadas, o mesmo total da Colômbia. Os EUA venceram com 446 e o Japão ficou em segundo com 457. A taça ganha pela equipe net do Brasil (foto ao lado) foi doada pela Japanese Senior Golfers Society.
Um dos vice-campeonatos individuais gross do Brasil foi conquistado por Giovani Christofaro, entre os de 55 a 59 anos, com 160 (80-80) tacadas. O campeão foi o americano Brad Baker, com 149 (75-74). O outro vice-campeonato foi de Doug, entre os de 65 a 69 aos, onde três jogadores empataram com 152: o colombiano Elias Jattin (80-72), o campeão nos critérios de desempate; Doug (77-75), que ficou em segundo; e John Willians (75-77), dos EUA, que ficou sem troféu (só há dois troféus por categoria).
Outros brasileiros – Os demais brasileiros que chegaram perto de ganhar troféus nesta fase foram Giovani, terceiro na 55 a 59 anos; Doug (4º) e Cecin (5º), na 65 a 69 anos net, categoria que teve ainda Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS, em 7º, Franck Henouda, com 8º e Larry Hardt, em 10º; e Rodolfo Santos, terceiro na 70 a 74 anos, com Valter Tonini em sexto. Mansell foi o campeão geral individual net, com 138 (67-71) tacadas.