Brasileiros também lideram no individual. Maior evento do golfe brasileiro termina nesta 6ª feira, no Rio
Bruno Sá (acima) lidera no individual e por equipes. Abaixo seus companheiros de equipe Daniel, Stallone e Gomez, e Thó
A equipe brasileira deu um importante passo para conquistar seu terceiro título em quatro anos ao ampliar sua vantagem no 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, para atletas de 55 anos ou mais, que está sendo disputado em três clubes da cidade do Rio de Janeiro e termina nesta sexta-feira, 24 de outubro. Os brasileiros estão ainda nas duas primeiras colocações da classificação individual do torneio que reúne 320 jogadores de dez países, o maior evento de golfe já realizado nos 125 anos da história do esporte no Brasil.
Comandado pelo carioca Bruno Meyer Sá, que jogou 72 tacadas, uma acima do par, igualando o melhor resultado parcial do torneio, e pelo gaúcho Daniel Dias ou pelo carioca Marcelo Stallone, que marcaram 74 cada, o segundo resultado válido para o time, o Brasil somou 291 (145-146) tacadas, e abriu uma vantagem de oito tacadas para a rodada final que vai ser jogada nesta sexta-feira, no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro.
O Uruguai, que havia começado o dia perdendo por três tacadas, ainda vem em segundo lugar, com 299 (147-152), pontuando sempre com Guzman Etcheverry e Gregor Schmid. A Argentina vem num distante terceiro lugar, com 318 (156-162) tacadas, empatada com o Peru, atual campeão 318 (158-160). A Colômbia, outra grande força do golfe sul-americano, vem em quinto lugar, com 320 (157-163).
Individual
Na competição individual, os dois melhores resultados são dos estreantes da equipe do Brasil, ambos com 55 anos completados em 2025: Bruno Sá lidera com 145 (73-72) tacadas, seguido por Daniel Dias, um dos líderes da véspera, com 146 (72-74). O terceiro lugar, com 149 tacadas, é dividido pelo uruguaio Guzman Etcheverry (75-74), de 65 anos, e pelo argentino Mariano Olcese (75-74), de 58 anos. O uruguaio Gregor Schmid, de 67 anos, o outro líder da véspera, fecha os Top 5, com 150 (72-78).
O Brasil tem ainda outros quatro Top 10 na classificação individual: Stallone, de 63 anos, em sexto lugar, com 153 (79-74); o goiano Michel Thó, de 58 anos, oitavo colocado com 157 (75-82); e dois paulistas que dividem o nono lugar, com 158: Roberto Gomez (78-80), de 68 anos, e Douglas Black (77-81), de 65 anos.
Mais copas
Além da competição principal – a Copa Chile -, onde o que vale é o resultado bruto, sem descontos, há ainda mais nove copas em disputa, cada uma com o nome de um país participante, incluindo as com desconto de handicap e as por faixa etária. O Brasil lidera duas delas e está em segundo em outras duas. Há ainda uma premiação geral, para quem somar mais pontos nessas dez copas, onde o Brasil lidera com 80,5 pontos, contra 79 da Colômbia.
O 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior está sendo jogado em três clubes: o Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca; o Gávea Golf, em São Conrado; e o Itanhangá Golf Club, no Itanhangá. O evento começou na segunda-feira, 20, com a rodada de treino nos três campos e a cerimônia de abertura no Hotel Nacional, com a presença do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; Eudes de Orleans e Bragança, e do presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), entre outras autoridades.
A cerimônia de encerramento será às 19h30 desta sexta-feira, no Hotel Nacional, com premiação e jantar de confraternização, seguido de show, exibição de escola de samba e queima de fogos, para jogadores e convidados.
Patrocínio
O 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior tem patrocínio Master da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e patrocínios Sênior de Porto Belo Golf All Resort, Innova e Tuise. A competição tem ainda apoio de X-Fleet Frotas Exclusivas; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Cachaça Saracura; Tropical Vitivinícola; Santé Clinic; GloballConsult; Ibra-Comex Brasil; Adelia Mendonça; Supra Alimentos; Hotel Nacional Rio de Janeiro; Campo Olímpico de Golfe; Gávea Golf & Country Club e Itanhangá Golf Club. A organização é da Federação Sul-Americana de Golfe Sênior Amador e da Associação Brasileira de Golfe Sênior.

