Sul-Americano de Golfe Sênior: Brasil amplia vantagem e fica perto do terceiro título em quatro anos

Sul-Americano de Golfe Sênior: Brasil amplia vantagem e fica perto do terceiro título em quatro anos

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon4 min read

Brasileiros também lideram no individual. Maior evento do golfe brasileiro termina nesta 6ª feira, no Rio

Bruno Sá (acima) lidera no individual e por equipes. Abaixo seus companheiros de equipe Daniel, Stallone e Gomez, e Thó

A equipe brasileira deu um importante passo para conquistar seu terceiro título em quatro anos ao ampliar sua vantagem no 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, para atletas de 55 anos ou mais, que está sendo disputado em três clubes da cidade do Rio de Janeiro e termina nesta sexta-feira, 24 de outubro. Os brasileiros estão ainda nas duas primeiras colocações da classificação individual do torneio que reúne 320 jogadores de dez países, o maior evento de golfe já realizado nos 125 anos da história do esporte no Brasil.

Comandado pelo carioca Bruno Meyer Sá, que jogou 72 tacadas, uma acima do par, igualando o melhor resultado parcial do torneio, e pelo gaúcho Daniel Dias ou pelo carioca Marcelo Stallone, que marcaram 74 cada, o segundo resultado válido para o time, o Brasil somou 291 (145-146) tacadas, e abriu uma vantagem de oito tacadas para a rodada final que vai ser jogada nesta sexta-feira, no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro.

O Uruguai, que havia começado o dia perdendo por três tacadas, ainda vem em segundo lugar, com 299 (147-152), pontuando sempre com Guzman Etcheverry e Gregor Schmid. A Argentina vem num distante terceiro lugar, com 318 (156-162) tacadas, empatada com o Peru, atual campeão 318 (158-160). A Colômbia, outra grande força do golfe sul-americano, vem em quinto lugar, com 320 (157-163).

Individual

Na competição individual, os dois melhores resultados são dos estreantes da equipe do Brasil, ambos com 55 anos completados em 2025: Bruno Sá lidera com 145 (73-72) tacadas, seguido por Daniel Dias, um dos líderes da véspera, com 146 (72-74). O terceiro lugar, com 149 tacadas, é dividido pelo uruguaio Guzman Etcheverry (75-74), de 65 anos, e pelo argentino Mariano Olcese (75-74), de 58 anos. O uruguaio Gregor Schmid, de 67 anos, o outro líder da véspera, fecha os Top 5, com 150 (72-78).

O Brasil tem ainda outros quatro Top 10 na classificação individual: Stallone, de 63 anos, em sexto lugar, com 153 (79-74); o goiano Michel Thó,  de 58 anos, oitavo colocado com 157 (75-82); e dois paulistas que dividem o nono lugar, com 158: Roberto Gomez (78-80), de 68 anos, e Douglas Black (77-81), de 65 anos.

Mais copas

Além da competição principal – a Copa Chile -, onde o que vale é o resultado bruto, sem descontos, há ainda mais nove copas em disputa, cada uma com o nome de um país participante, incluindo as com desconto de handicap e as por faixa etária. O Brasil lidera duas delas e está em segundo em outras duas. Há ainda uma premiação geral, para quem somar mais pontos nessas dez copas, onde o Brasil lidera com 80,5 pontos, contra 79 da Colômbia.

O 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior está sendo jogado em três clubes: o Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca; o Gávea Golf, em São Conrado; e o Itanhangá Golf Club, no Itanhangá. O evento começou na segunda-feira, 20, com a rodada de treino nos três campos e a cerimônia de abertura no Hotel Nacional, com a presença do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; Eudes de Orleans e Bragança, e do presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), entre outras autoridades.

A cerimônia de encerramento será às 19h30 desta sexta-feira, no Hotel Nacional, com premiação e jantar de confraternização, seguido de show, exibição de escola de samba e queima de fogos, para jogadores e convidados.

Patrocínio

O 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior tem patrocínio Master da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e patrocínios Sênior de Porto Belo Golf All Resort, Innova e Tuise. A competição tem ainda apoio de X-Fleet Frotas Exclusivas; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Cachaça Saracura; Tropical Vitivinícola; Santé Clinic; GloballConsult; Ibra-Comex Brasil; Adelia Mendonça; Supra Alimentos; Hotel Nacional Rio de Janeiro; Campo Olímpico de Golfe; Gávea Golf & Country Club e Itanhangá Golf Club. A organização é da Federação Sul-Americana de Golfe Sênior Amador e da Associação Brasileira de Golfe Sênior.

 

Share this article