Esse foi seu terceiro título em menos de seis meses. Paul O’Doherty perdeu por uma
Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS, entrega o prêmio de campeão scratch a Lyn Ahn, Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação
Lyn Ahn, do Guarapiranga, foi o campeão do 16º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Guarujá Golf Club, que abriu a temporada de 2023 da Associação Brasileira de Golfe Sênior nesta quinta-feira, 26 de janeiro, no litoral paulista. O torneio que valeu também para os rankings scratch 40+ da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) teve ainda Otavio Augusto de Lima, de Bastos, levando o título pré-sênior, e Suzy Lin Fang, do São Paulo GC, sendo campeã entre as mulheres.
Como em seus dois títulos anteriores, Lyn Ahn não teve uma vitória fácil. Em agosto de 2022 ele venceu na Associação Esportiva São José, após um quádruplo empate envolvendo ainda Koichi Ogata, Jaime Chung e Michel Thó. E, em outubro passado, no Arujá, superou Douglas Black por uma, depois que o jogador do Sapezal perdeu uma tacada por assinar o cartão errado, com Paul O’Doherty, do São Paulo, em terceiro, outra tacada atrás. Desta vez, no Guarujá, Lyn Ahn voltou a vencer uma tacada à frente de Paul, que defendia o título ganho em 2022. Douglas, recuperando-se de uma cirurgia no joelho direito, não participou.
Vitória – Lyn Ahn foi campeão scratch com 85 tacadas, num dia difícil para todos, com muito sol e temperaturas acima dos 30º C. Apenas ele e Paul, vice com 86, quebraram as 90 tacadas no campo de nove buracos e 11 greens, em meio à Mata Atlântica, onde a água entra em jogo em muito buracos, greens de difícil leitura e o percurso seletivo, em muito bom estado, penalizava muito quem não acertava as raias.
Vejas as fotos da premiação no site da ABGS
Aguarde, em breve, álbum de fotos completo
Marcos Semensato, de Bauru, ficou em terceiro, com 90 tacadas, depois de um incidente no buraco 9 que quase o fez desistir do jogo. Depois de um drive que foi em direção à grama alta da direita, Semensato bateu a bola errada e só se deu conta ao chegar ao green, recebendo duas tacadas de penalidade. Ao voltar ao ponto de origem para corrigir o erro, não encontrou a bola e teve que retornar ao tee, perdendo, desta vez, tacada e distância, para recomeçar o buraco com a quinta tacada.
Handicaps – Mesmo assim, Semensato foi campeão da categoria com até 14 de handicap índex, com 80 tacadas, ao superar Frank Wisbrun, do São Paulo, que também somou 80, nos critérios de desempate. Jorge Chan, também do São Paulo, jogou 83 e completou o pódio em terceiro lugar. Os jogadores do São Paulo comemoraram ainda o título de Rodolfo Santos, na 14,1 a 23, com 36 pontos na modalidade stableford, com Delpho Pelosini, do Guarujá, 14 quilos mais magro, em segundo, com 35, e Nilson Santos, do Santos São Vicente, em terceiro, com 34.
Na 23,1 a 32, também stableford, Osvaldo Graciani, do Quinta do Golfe, foi campeão com 39 pontos, seguido por Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, com 38, e por Umberto Facchinei, do Imperial, com 35. Nas categorias por idades os campeões foram Fabien Dupret, do Sapezal, na 55 a 59 anos, com 31 pontos; Luis Carlos de Lima, do Paradise, na 60 a 65 anos, com 33 pontos: Jose Aparecido dos Santos, de São José, na 66 a 70 anos, com 34 pontos; Isaac Dayan, do Riacho Grande, na 71 a 75 anos, com 34 pontos; e Oswaldo Jose Pereira, do Clube de Golfe de Campinas, na 76 anos ou mais, com 23 pontos.
Pré-seniores e feminino – Entre os pré-seniores, Otávio Augusto de Lima, de Bastos, foi o campeão scratch com 92 tacadas, duas à frente de Émerson Godinho, do Vista Verde, que voltou a competir depois de um longo tempo em que, durante a pandemia, trocou o golfe pelo ciclismo. Godinho, no entanto, levou o título pré-sênior com handicap índex até 14. Na 14,1 a 32, o campeão foi Marcelo Cozac, do São Paulo Futebol Club, com 25 pontos.
Na categoria feminina, Suzy Lin Fang, do São Paulo, foi campeã scratch com 83 tacadas, o melhor resultado gross entre todos os jogadores. Na 14,1 a 16 a campeã foi Lin Ai, também do São Paulo, com 83 tacadas, e na 16,1 a 32, venceu Julie Lo, do Guarapiranga, com 79 tacadas. Houve ainda uma categoria para convidados vencida pelo local Ramon Portas, com 37 pontos.
Premiação – Nilton Alves, gerente executivo da ABGS, comandou a entrega de prêmios que teve a mesa composta por Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS e por seus vices Fernando Braga e Sérgio del Porto, além de Ronaldo Sachs, presidente do Guarujá GC, e de Luiz França, o capitão do clube. Junto com os novos troféus, elogiados por todos, ficou exposta a taça do Campeonato Sul-Americano Sênior, que os jogadores da ABGS conquistaram em outubro, no Uruguai.
O torneio terminou com um almoço de confraternização onde foi servida uma paella de frutos de mar elogiada por todos. No final, ainda houve prêmios especiais para os Longest Drives no buraco 18, vencido por Edna Karasawa (ganhou uma camisa polo) e Paul O’Doherty (duas entradas para o camarote VIP do réveillon no Guarujá GC), e de bolas mais perto da bandeira (Nearest to the Pin) no buraco 4, ganhos por Suzy Lin Fang (camisa polo) e Moacir Alves (espumante), e no buraco 13, que ficou para Jorge Chan (garrafa de vodca).
Próximos torneios – Assim como no Guarujá, as inscrições para a próxima competição da ABGS, o 10º Torneio ABGS Golfe Sênior da Fazenda da Grama Country & Golf Club, dia 9 de fevereiro, esgotaram-se em poucos dias, mas de acordo com o novo regulamento será feito um sorteio entre os inscritos para que metade das vagas fiquem para os jogadores mais bem ranqueados e frequentes e as restantes para os demais, favorecendo o rodízio de jogadores nos principais torneios.
Em breve serão divulgados os programas para as duas próximas competições da ABGS: a 1ª Taça Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, excepcionalmente uma quarta-feira, no Terras de São José Golfe Clube; e o 2º Aberto ABGS do Estado do Paraná, dias 30 e 31 de março, quinta e sexta-feira, em Curitiba.