As faixas de handicaps dos seniores foram remanejadas. Confira os regulamentos completos
O 4º Torneio ABGS do Quinta da Baroneza Golfe Clube abre nesta quinta-feira, em Bragança Paulista (SP), a temporada de 2026 da Associação Brasileira de Golfe Sênior com casa lotada e muitas novidades. Os 87 inscritos estrearão o novo regulamento de competições, com faixas de handicaps reajustadas e participação automática no Interclubes ABGS 2026, que volta a ser disputado, acrescentando mais emoção aos torneios.
Clique aqui para ler o Regulamento na íntegra
As novas faixas de handicap, reajustadas para tornar mais justa a disputa e melhor distribuir o número de jogadores em cada uma delas, são as seguintes:
Seniores
-
- Scratch (até 10,0)
- Handicap Index até 10,0
- Handicap Index de 10,1 a 17,0
- Handicap Index de 17,1 a 24,0
- Handicap Index de 24,1 a 32,0
Pré-Seniores
-
- Scratch
- Categoria única net
Feminina
-
- Scratch
- Categoria única net
Premiação
As premiações por categoria não mudam. Serão premiados o primeiro colocado da scratch – campeão do torneio – e os melhores gross e net de cada categoria por handicap com até cinco participantes. Serão premiados os dois melhores net quando houver de 6 a 10 inscritos na categoria, ou os três melhores, no caso de 11 inscritos ou mais.
Para os Rankings Nacionais da ABGS serão premiados os oito melhores de cada categoria por competição, variando de 10 a 1 pontos, em cada um dos sete torneios de um dia; de 15 a 2, nos nove torneios de dois dias; e de 25 a 10, no Campeonato Brasileiro Sênior, que tem duração de três dias. Além disso, cada jogador recebe um ponto de bônus por dia de torneio jogado (1, 2 ou 3dese).
Pontuação e Prioridades
Os três golfistas com mais pontos acumulados no ano em cada categoria nos torneios válidos para o ranking nacional receberão, no encerramento da temporada, troféus de campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Valerão os 13 melhores resultados de cada jogador. Os desempates serão, primeiro, pela colocação no Brasileiro, depois pelos torneios de dois dias e por último pelos torneios de um dia. Persistindo o empate, o jogador de maior handicap index fica com o prêmio.
Nas etapas em que o número de inscritos nos cinco primeiros dias exceder a quantidade de vagas disponíveis, terão prioridade de inscrição os jogadores mais bem colocados no Ranking ABGS 2026 e, como segundo critério, a frequência nos torneios do ano. Os demais ficam em lista de espera. O handicap de cada torneio será o menor do jogador entre o handicap index oficial e o handicap exclusivo de competições, como já vinha sendo feito.
Interclubes ABGS 2026
Em 2026 teremos a volta do Torneio Interclubes ABGS, com o objetivo de promover a integração entre os clubes participantes, incentivando o espírito esportivo, a competitividade saudável e a valorização do golfe sênior. Todos os 17 torneios nacionais do calendário da ABGS de 2026 valerão para o interclubes. Todos os jogadores inscritos estarão automaticamente representando seus clubes.
Pontuarão para seus clubes os dois jogadores filiados à ABGS que fizerem mais pontos em cada etapa. A somatória desses pontos durante o ano determinará o clube campeão e o vice-campeão, que receberão troféus no final da temporada. Em caso de empate, o desempate seguirá a ordem do clube que somou mais pontos no Brasileiro Sênior e depois nos torneios de dois dias e um dia, respectivamente.
Comissão Técnica
A Comissão Técnica da ABGS em 2026, a quem caberá resolver os casos omissos, será formada por Constantino Ajimasto Jr. (Grego), Martin Werninghaus, Jose Fernando Braga Alves, Emiliano Saran Azevedo, Claudia Celli e Nilton Alves.
Os apoiadores da temporada 2026 da ABGS são WTC Capital | BTG Pactual e LIG Veículos Elétricos.
